12/09/2022

A colectomia é a cirurgia para remover parte ou todo cólon e os gânglios linfáticos próximos. Se parte do cólon é removido, colectomia parcial ou ressecção segmentar.

Se todo o cólon é retirado, denomina-se colectomia total.

Muitas vezes, não é necessária a colectomia total para tratar o câncer de cólon.

Geralmente é realizada apenas se existe doença na parte do cólon sem o câncer, como centenas de pólipos ou, às vezes, com doença inflamatória do intestino.

A colectomia pode ser feita de duas maneiras:

Colectomia aberta é realizada através de uma única incisão no abdome.

Colectomia laparoscópica assistida é ao contrário da colectomia aberta, são feitas diversas incisões menores por onde serão removidos, com auxílio de instrumentos guiados por um laparoscópio, a parte do cólon afetada e os linfonodos.

No momento em que a parte comprometida do cólon é liberada do sistema digestivo, uma das incisões é aumentada para permitir sua remoção.

Este tipo de cirurgia também requer que o paciente faça, na véspera, a preparação do intestino, com laxantes e enemas.

Como as incisões são menores do que na colectomia aberta, os pacientes podem se recuperar um pouco mais rápido e sentir menos dores do que na colectomia aberta.

Caso tenha doenças e/ou outras complicações que venham a afetar o intestino grosso, agende sua consulta ??

Baricentro - Cedrul dos Bancários
R. Bancário Sérgio Guerra, 176 - Bancários
Cel.:(83) 9.9403-0168

Av. Cabo Branco,100 - Edifício Gold Flat, Loja 10.
?? 9.9332-1098 / 9.9403-0168 / 9.8181-8220